Mittwoch, Februar 01, 2006

Frithjof Schuon - Poeta suiço

Frithjof Schuon, na verdade, nasceu na Suiça e não na Alemanha, como confundem pelo fato de falarem alemão também. Faleceu em 5 de maio de 1998, algumas semanas antes de seu 91o. aniversário. Para os amigos e seguidores desta grande alma, o mundo de repente ficou vazio.

Durante os últimos três anos de sua vida, Schuon escreveu aproximadamente 3.500 poemas curtos em sua língua nativa, o alemão (a qual dou-me o esforço de estudar). Uma seleção desses poemas foi publicada pela editora Herder, de Freiburg-im-Breisgau, em quatro belos volumes intitulados Glück, Leben, Sinn e Liebe (Felicidade, Vida, Sentido e Amor), cada um contendo 85 poemas.

Em termos de conteúdo, os poemas alemães de Frithjof Schuon são similares aos de sua coleção inglesa Road to the Heart (World Wisdom Books, Bloomington, Indiana, EUA, 1995), mas eles são muito mais numerosos, e o conjunto de imagens, muito mais rico e poderoso. Os poemas abrangem todo aspecto possível da doutrina metafísica, do método espiritual, das virtudes espirituais e do papel e função da beleza. Eles exprimem toda subtileza concebível de conselhos espirituais e morais — e isto não apenas em termos gerais, mas com excepcionais intimidade, detalhe e precisão. Eles exibem incrível agudeza, profundidade, abrangência e compaixão.

Ein weltlich Fest: Lampenkristalle schimmern
Im großen Saal —
Und glänzende Gesellschaft, Damen, Herrn,
Sitzen beim Mahl.
Man spricht von allem und man spricht von nichts —
Der Wein ist rot,
Und so der blumenshmuck. Doch keiner, keiner
Denkt an den Tod.



Uma festa mundana: esplendem os lustres
No palacete —
O brilho da sociedade, pessoas ilustres,
Aguarda o banquete.
De tudo se fala e se fala de nada —
Vermelho é o vinho
E os arranjos de flor. Mas nem um, nem um presente
Pensa na morte

Isso é só um aperitivo do que vem adiante! Agora, já conhecem Frithjof Schoun. Logo, mais poêmas!! Bis bald!!

1 Kommentar:

Anonym hat gesagt…

AH agora sei o pq vc colocou esse poema, por que fala do vinho neh!!! resoleu estudar o cara só pra ver se tinha mais vinho neh...
Abraços.